About

EBM (Electronic Body Music) é um gênero musical, resultante da fusão do synthpop dos anos 80 com a música industrial, criando um estilo pesado e agressivo, porém amigável com as pistas de dança.

Em meados dos anos 80, o grupo belga Front 242 inventa o termo EBM (eletronic body music) para explicar o som que eles faziam. A música EBM consiste (mas não exclusivamente) de timbres eletrônicos, na grande maioria das vezes sintetizados, letras agressivas, batidas distorcidas e algumas vezes autilização de instrumentos nada convencionais, como serras elétricas e furadeiras.

Vale ressaltar que embora considerados sinônimos as vezes, existe uma diferença entre Industrial e EBM, embora ambos os gêneros compartilhem a mesma raiz.

Como a maioria dos gêneros musicais alternativos, o EBM possui baixa popularidade.

Cronologia

Aproximadamente desde os anos noventa, costuma-se chamar a EBM ‘antiga’ por ‘Old-School EBM’ pela diferença que existe entre os sons mais antigos e novos. É dificil dizer com precisão quando termina a EBM old-school cronológicamente, mas a grosso modo isto compreende um período que começa em 1982 (embora algumas bandas com a dita sonoridade sejam anteriores a essa data), com o lançamento de um dos primeiros cd da banda Front 242 (Geography). Sonoramente, ebm antiga é bem mais semelhante a música industrial da época do que a atual. E também com a maioria das musicas dos anos 80.(com o tempo o som foi ‘evoluindo’ sofrendo influências de vários outros gêneros).

Bandas conhecidas de EBM Old School seriam: Front 242, Die Krupps, Nitzer Ebb, A split a second, The Neon Judgement, para citar algumas. EBM ‘Old-School’ é mais usada como um termo musical, pois ainda existem bandas que fazem tal som, conservando aspectos mais puros, dos primeiros dias da eletronic body music.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: